Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fim da primeira jornada! (Itália, Julho 2009)






Ola,
Continuo escrevendo em um leptop onde faltam alguns acentos, por isso nao ponho nenhum. rsrsrsr..

Estou em Pordenone a 20 dias completados hoje, e hoje é meu ultimo dia. A Festa final de encerramento do evento e que se chama FESTA DO FUOCO.

Passaram pelo meu laboratorio 14o crianças que fizeram borboletas, morcegos, estrelas, polvos, peixes e é claro, alguns monstrinhos. Foram 14 oficinas de 1 hora, duas por dia. Na verdade eram vinte crianças por turma de duas horas, mas achei melhor dividir e reduzir o tempo de oficina pra melhor trabalhar com as crianças, afinal eu nao faço recreaçao, e sim oficina onde se aprende alguma coisas. Mas nao foi facil faze-los entender isso, atè porque, PUNTO VERDE è um local onde as crianças vao pra nao estarem em frente a TV, e qualquer coisas serve, uma recreaçao, uma brincadeira, mas, eu, faço a coisa Sèria... rsrsrsr. Mas no fim deu tudo certo, dividimos as turmas e fizemos duas oficinas corridas de uma hora com 10 crianças e todo mundo ficou feliz.
A traduçao era feita por Carmem, que aprendeu o trabalho e aprendeu tambèm a entender o que eu falava em "Portuliano". Agora jà faço eu mesmo a aula e me FACCIO CAPIRE!

A oficina com as mulheres pra aprenderem a fazer as Joias, como chamam aqui, foi tumultuada tambèm, muita gente querendo fazer e pouco tempo. Mas no fim, deu tudo certo.

Passiei muito, conheci muita gente, andei muito de bicicleta, o que eu adoro fazer e tambèm pude crescer como ser humano conhecendo outra cultura e outro modo de vida.
Ontem a Organizaço do evento preparou um jantar com todos os adultos que trabalharam, que foram 60 pessoas. Foi delicioso e pude reencontrar e firmar um contato com gente que vi poucas vezes mas que ja me conheciam como a "Brasiliana del gioielle"... rsrsrs. Foi òtimo e ainda vendi um monte de coisa, foi sò espalhar na mesa e escutar "Io porto questa, questa e questa!"
Mama mia, acho que fiz poucas peças, eu pensava.
Fui feliz pra casa, dormi bem apesar da noite quente.

Ahhh, isso nao posso deixar de contar; Ontem fui a Veneza com a filha de uma amigo, Franciesca, de 13 anos.
Todas as recomendaçoes; portar agua, alimentos, frutas, os bilhetes precisam ser "ticados" antes de entrar no trem e as recomendaçoes do retorno. Bem, seguimos tudo a risca, o passeio foi otimo,...... menos o retorno. Fomos parar em Padova, do outro lado do nosso destino. Gastamos mais 12 euros pra retornar, que tudo bem, esse foi o menor dos problemas, o pior foi o calor, era duas horas da tarde, um sol de 35 graus e o trem nao tinha ar condicionado. Ainda bem que comprei dois Leques em Veneza, foi o que salvou nossas vidas.
Bem, hoje é a festa final e depois da festa vou pra Notantola pois trabalho nos proximos 3 dias em uma feira, dou aula e exponho o que sobrou das bijouterias e coisas da Casa Cor da Rua que o Antonio tem com ele.
Me parece que vou pra praia nos Ultimos dias... ehehehehehe "Vacanza", quer dizer Ferias.

Preciso voltar ao trabalho.
Bacioni e arrivederti!!!!
PS. Na foto acima estamos Eu, Simoni, Franciesca, Nives, Pier Paulo e Federica.

Um comentário:

Nilo Cabral disse...

Legal, muito legal. Imagino o que deve ser tal experiência.. Nunca fui a outros países, a estados sim. Viajo muito a trabalho dentro do RS. Sou cinegrafista, roteirista e editor de videoempresa (documentários e institucionais). Veja o meu canal no Youtube (lá também tem os vídeos de um trabalho voluntário). O último (não voluntário) é um serviço de bloguista que comecei no mês passado (sou jornalista, portanto atualizo um blog com textos e fotos de uma mecânica). O blog é o http://hugoalmeidamecanica.blogspot.com
Abraço
Divirta-se e continue transmitindo o Bem (Usina do Bem)